Orval

ANÁLISE SENSORIAL DO CHEF RONALDO ROSSI:

Já leram a rasgação de seda na apresentação da cervejaria, né?

É mais ou menos assim: Cerveja ambar, com média turbidez, excelente formação e estabilidade de espuma. Aromas florais e condimentados, seguidos de adocicados que remetem à massa de biscoito e mel nas garrafas mais jovens, as cervejas mais antigas trazem o funky como principal elemento de aroma. Cerveja amarga, com breve residual de doçura, textura frisante, final seco, elegante e marcante. Retrogosto que traz as mesmas notas condimentadas e florais. Tente provar cervejas de anos diferentes para diferentes experiências.

DESCRIÇÃO DA CERVEJARIA:

  • Família: Ale
  • Tipo: Pale Ale Trappist
  • Amargor: Moderado
  • Embalagem: Garrafa
  • Graduação Alcoólica: 6,9% vol
  • Origem: Bélgica

Orval é uma cerveja com características raras. A única da Abadia de Orval. Depois da primeira fermentação em tanques abertos, passa pelo processo de “dry hopping” (o lúpulo não entra na fervura e sim na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cerveja sem aumentar seu amargor), que lhe dá o aroma fresco. É refermentada na garrafa em caves por 3 a 5 semanas com levedura selvagem de origem belga, a Brettanomyces Lambicus . Isto faz com que a ela ganhe novas características com o passar do
tempo. A cada degustação deste “clássico mundial” você terá uma nova experiência! Sua cor é âmbar e seu colarinho é cremoso. Tanto seu aroma característico, quanto o seu gosto, têm a predominância do lúpulo e do fermento em detrimento do malte, lhe dando aroma e sabor únicos e inconfundíveis. Toda a “energia” deste mosteiro é concentrada nesta cerveja.

Veja a Orval no Untappd