O que é o IBU das cervejas?
O que é IBU das cervejas?
Basta uma olhada mais atenta aos rótulos ou descrições de cervejas para encontrarmos ao lado do álcool, estilo e ingredientes mais um item que muitas cervejarias apresentam, o número de IBUs , que muitos consumidores gostam de altos valores nessa escala. Mas afinal, o que é o IBU da cerveja?
Antes de mais nada, IBU em inglês, International Biterness Units scale, em bom português, escala internacional de unidades de amargor. É com essa escala que trabalhamos o quanto de amargor terá a cerveja que é produzida.
A definição é: 1 IBU é igual a 1 mg de iso-alfa-ácido por litro de cerveja. A questão é totalmente matemática, lúpulos trazem quantidades diferentes de alfa-ácidos e são aplicados em uma receita também em momentos diferentes, ou seja, não são completamente convertidos e com isso não geram o amargor do assunto em questão.
O amargor das cervejas
Apesar de muito importante, não vou entrar em questões técnicas da química do lúpulo, mas deixo aqui o link de um artigo muito interessante, basta clicar aqui.
Só para ilustrar, o guia da estilos da Brewers Association, apresenta que uma American IPA tradicional deva ter entre 50 e 70 IBUs, enquanto que uma NEIPA tenha entre 30 e 50 IBUs, mesmo levando, muitas vezes, quantidades maiores de lúpulos que são usados para trazer sabor e aroma, não necessariamente amargor.
Em resumo ,você pode ter um monte de IBUs, mas se ao mesmo tempo tiver um monte de residual de açúcar você terá uma cerveja doce na boca, com o retrogosto amargo. Exemplos de IBUs altos e cervejas adocicadas, são os melhores exemplares de American Barley Wine, cervejas, que muitas vezes tem mais de 10 % de álcool, valores altos de IBUs e muito residual de doçura. Se bem que, caso a cerveja não tivesse esse volume total de IBUs estaríamos falando praticamente de um xarope, de tão doce.
Nesse sentido apresento em aulas o exemplo do café, você toma o café amargo (espero que faça de verdade, hahaha) e o amargor está presente no paladar, ao passo que o mesmo café com açúcar traria o amargor presente, mas escondido atrás da percepção da doçura, ficou mais fácil o entendimento?
Mas todo amargor da cerveja vem do lúpulo?
Não necessariamente, muito pelo contrário, temos por exemplo adição de temperos ou outros ingredientes, passagem por madeira e uso de malte torrado.
Vou usar como exemplo as Stouts, uma Dry Stout seca, costuma ter um amargor perto de 30 e poucos IBUS, mas se apresenta muito mais amargor que uma German Pilsner clássica que gira, também, nessa faixa porém com maltes claros e amargor vindo somente dos lúpulos.
Entretanto com o amargor do malte torrado somado à adstringência.
Assumimos que o máximo de IBUs que conseguimos perceber gira em torno de 100 ou 120, ou seja, mais do que isso seria como querer colocar um litro de água em um copo de 300 ml, não importa quanto você coloque, só caberá 300 ml.
Claro que gosto é igual nariz, cada um tem o seu pra preferir o que bem entender, mas buscamos que, dentro dos estilos e das propostas, as cervejas tragam cargas de álcool e lúpulo equivalentes, afinal preferimos o equilíbrio, quase sempre pelo menos.