O copo certo para cada cerveja

O profissional Sommelier de cervejas

Tivemos recentemente o anúncio de que Sommelier de cerveja será uma profissão reconhecida à partir de 2022. Muito se fala sobre trabalhar com cervejas, mas você sabe de fato o que faz o Sommelier de cervejas?

Sommelier é o masculino, Sommeliére é o feminino dos profissionais que trabalham fazendo a diferença no serviço de cervejas, nas apresentações em eventos, nas harmonizações ou em sala de aula.

Os profissionais que fazem a diferença

Os melhores são aqueles que entendem que somos contadores de histórias, somos fundamentais para apresentar determinado rótulo, para montar uma degustação, principalmente se for guiada pelo mesmo profissional, onde encantamos o ouvinte com detalhes históricos, culturais e sensoriais de cada uma das etapas da degustação.

Apresentamos informações complementares àquelas que já estão disponíveis no rótulo ou acessíveis a qualquer um que faça uma pesquisa rápida no google, fazemos com que a pessoa que segura o copo consiga sentir as informações sensoriais.

Estudando, atualizando e provando

O bom profissional é um estudioso, alguém que nunca pode parar de se atualizar em um mercado que traz infinitas novas opções de rótulos todos os dias. Aquele que está antenado com os guias de estilo, que também mudam bastante, e tenta ao máximo ter um histórico de rótulos conhecidos. Chamamos de hora copo esse histórico.

Somos profissionais que lidamos com pessoas, ouvir em muitos casos é muito mais importante do que falar, conhecendo o consumidor o profissional que atua em lojas, bares ou restaurantes consegue atender a expectativa de quem o procura.

Talvez não seja o seu caso, mas acredite quando digo que muita gente ainda conhece cerveja somente por loira, morena e ruiva, e tudo bem, estamos aqui para mostrar como é incrível esse nosso universo.

O glamour cervejeiro e o sommelier

Brincamos com o glamour cervejeiro, exibimos fotos carregando caixas de cervejas e barris, lavando copos e servindo mesas, tudo isso faz parte do nosso universo. Além de tudo isso, criamos cartas de cervejas, fazemos análises sensoriais e podemos trabalhar na indústria cervejeira, executando boa parte dessas funções ao mesmo tempo.

Cerveja é o nosso hobby, na imensa maioria, unir diversão com trabalho é um sonho para muita gente. Há ainda um perfil de entusiastas cervejeiros que não pretendem trabalhar com cerveja, querem aprimorar os seus conhecimentos e melhorar muito a forma que apreciam o nosso líquido sagrado, conhecer os estilos, as escolas cervejas e as características encontradas em cada gota dessa história.

O mais importante para o profissional, é apresentar as qualidades sensoriais de cada cerveja que o consumidor prefira, sem menosprezar ou trazer uma lista de palavras difíceis só para mostrar o seu conhecimento, apresentando defeitos que o público leigo jamais reconheceria.

A cerveja por si só é incrível o bastante para que possamos viver as suas qualidades, não é mesmo?

Mais cerveja, menos frescura.