Cerveja em lata ou garrafa?

Cerveja em lata ou garrafa?

Depende, é a resposta óbvia e pouco conclusiva quando me perguntam se cerveja é melhor em lata ou garrafa.

Os recém chegados ao maravilhoso universo das cervejas especiais, ou até mesmo os que nunca conheceram nossas maravilhas, será que você consegue acreditar que há quem não goste de cerveja? Hahaha, pois é , há sim e por mais estranho que isso parece cada um tem o direito de não gostar, mas voltando ao assunto, o que essas pessoas trazem é o entendimento do que se pratica com as cervejas populares, a lenda de que cerveja em garrafa é melhor.

O que acontece não tem nada a ver com o envase e sim com a cerveja ser mais fresca, no caso das populares as garrafas são tomadas comumente nos botecos da vida, o que faz com elas não parem nas geladeiras, o mesmo não acontece com as cervejas em latas que podem passar algum tempo aguardando a sua vez e sofrendo todas as variações climáticas durante essa espera.

No nosso caso, das cervejas especiais, a latinha ajuda muito a preservação do lúpulo, por não permitir que haja ação negativa da luz. Sendo assim todas as cervejas lupuladas, que são feitas para serem consumidas logo após a produção são melhores preservadas em latas se comparadas com as garrafas do mesmo lote.

Ainda, as latinhas costumam não ser pasteurizadas e frescas são muito mais ricas sensorialmente, portanto pilsners, APAs, IPAs e outros estilos que são ou leves ou valorizam o lúpulo vão muito melhor em lata do que em garrafas, muito melhor ainda se todas não pasteurizadas.

Fora isso, as latas são melhores por serem feita com uma matéria prima quase que totalmente reciclável no Brasil, são mais leves e não quebram com o choque físico favorecendo o envio para lugares mais distantes.

Mas nem todas as nossas cervejas são leves ou tem o lúpulo como destaque, nesses casos a garrafa é a melhor opção, cervejas belgas de uma forma geral, cervejas refermentadas em garrafas, RIS…

Nesses casos o vidro é muito melhor, posso incluir aqui todas as cervejas feitas para poderem ser armazenadas em adegas esperando alguma evolução do nosso líquido sagrado.

Mais cerveja, menos frescura.