Fuller’s ESB
ANÁLISE SENSORIAL DO CHEF RONALDO ROSSI
A Fuller’s ESB pode ser considerada um choque de realidade, traz um amargor elegante e marcante, acompanhado de notas carameladas dos maltes. Mesmo com o amargor como destaque dos sabores, a cerveja carrega uma vocação gastronômica.
Cerveja de coloração cobre, translúcida, com boa formação e boa estabilidade de espuma. Aromas herbais e terrosos vindos dos lúpulos ingleses são acompanhadas de notas adocicadas de caramelo, massa de biscoito e casquinha de pão assado. Na boca é amarga com residual de doçura que traz notas carameladas, corpo médio, textura macia, final seco e elegante. Rretrogosto amargo de média persistência.
Uma puta cerveja, a propósito,com cara de PUBs ingleses.
DESCRIÇÃO DA CERVEJARIA
Até 1970, as Bitters inglesas eram divididas apenas em Ordinary Bitter e Special Bitter. Em 1971, quando a Fuller’s lançou sua ESB, acabou criando também o estilo Extra Special Bitter, que passou a ser copiado por cervejarias do mundo. Uma das cervejas mais premiadas de todos os tempos, a Fuller’s ESB é até hoje referência no estilo.
Com sua belíssima coloração acobreada e límpida, a Fuller’s ESB tem notas tostadas e carameladas, além de aroma suave de geleia de laranja. Na boca é equilibrada, levemente condimentada, e apresenta corpo e amargor médios.
Com 5,9% de teor alcoólico, a Fuller’s ESB é uma cerveja de personalidade. Complexa, saborosa e cheia de história, é imprescindível na adega de qualquer apreciador de cervejas.
Perfeita quando consumida sozinha, a Fuller’s ESB também proporciona experiências deliciosas quando combinada a queijos diversos, carne de porco e frango assado.
Estilo: Extra Special Bitter
Embalagem: Garrafas de 500 ml e 330 ml, além de latas de 500 ml
Teor Alcoólico: 5,9%
IBU: 35
Fabricante: Fuller Smith & Turner
Origem: Inglaterra