DeuS (Brut des Flanders)
ANÁLISE SENSORIAL DO CHEF RONALDO ROSSI
A DeuS (Brut des Flandres) é uma cerveja incrível dentro da sua proposta, é um champagne feito de cerveja, feita para ser compartilhada, uma garrafa alegra 6 pessoas com muita facilidade.
Dois problemas em quem consome a DeuS pela primeira vez:
1. Com esse nome a impressão é que temos uma cerveja mística, feita por uma ser Divino e isso gera uma expectativa também sobre humana, aumentada ainda mais quando sabe-se do preço da cerveja, que costuma ser uma das mais caras do Brasil.
2. É uma cerveja muito intensa, é muito alcoólica, muito carbonatada, seus aromas e sabores são intensos e isso pode cansar, tem um baixo drinkability e ok, por isso a minha recomendação para que se divida uma garrafa.
Cerveja amarela, baixa turbidez, excelente formação e estabilidade de espuma. Aromas herbais que lembram o manjericão; cítricas que lembram uma laranja, não exatamente fresca; condimentados que remetem à pimenta branca e álcool. Na Boca é uma explosão de sabores equilibrados, notas adocicadas e amargas estão em um primeiro plano, seguidos de uma base ácida formada pela grande carbonatação. Textura frisante, médio alto aquecimento alcoólico, final marcante e intenso. Retrogosto trazendo as notas herbais e condimentadas somadas ao poder do álcool.
Harmonização: Uma cerveja que pode e deve ser usada em celebrações, além do brinde festivo queijos pungentes dos ácidos queijos de cabra ao queijos de mofo azul; pato ao molho de laranja, salmão em crosta de ervas.