Fuller’s 1845
ANÁLISE SENSORIAL DO CHEF RONALDO ROSSI
Antes de mais nada preciso dizer que adoro a Fuller’s 1845.
Raros são os exemplares do estilo Old Ale que já estiveram por aqui, mais raros ainda um rótulo que se mantem de forma contínua.
Cerveja acastanhada, com média turbidez, boa formação e excelente estabilidade de espuma. Aromas que trazem notas que remetem diretamente à caramelo, toffee, vindos do malte, além de fantásticas notas oxidativas que lembram um vinho fortificado e notas terrosas dos lúpulos ingleses. Sabor equilibrado entre o amargo e o adocicado, corpo médio alto, textura macia, final seco. Retrogosto de média intensidade traz os mesmos sabores que lembram caramelo e tosta.
Uma puta cerveja, que entre outras coisas é uma das melhores opções para carnes vermelhas.
DESCRIÇÃO DA CERVEJARIA
Para celebrar seus 150 anos de fundação, a Fuller’s resolveu criar, em 1995, uma cerveja comemorativa, com base em uma receita tradicional dos antigos livros da cervejaria. A ocasião era tão especial que contou até com uma visita real à cervejaria: foi o Príncipe de Gales quem adicionou os lúpulos à primeira brassagem da Fuller’s 1845.
Maturada por 100 dias antes de ser engarrafada, a Fuller’s 1845 é uma Old Ale. De coloração acastanhada e levemente turva, tem aroma de baunilha, frutas passas e castanhas, além de notas carameladas e de especiarias. Na boca, é saborosa, encorpada, apresentando suave amargor.
Refermentada na garrafa, a Fuller’s 1845 é uma cerveja “viva”, que evolui e ganha novas características com o passar do tempo. Com teor alcoólico de 6,3% e aromas intensos, fica perfeita com queijos gordurosos e pratos com especiarias, como curry. Ótima para as ceias de Natal e Ano Novo, harmoniza muito bem com carne de porco e outras carnes de sabor intenso, além de panetone e frutas passas.
Estilo: English Strong Ale
Embalagem: Garrafas de 500 ml
Teor Alcoólico: 6,3%
IBU: 52
Fabricante: Fuller Smith & Turner
Origem: Inglaterra