Pivovar Samson — 1795
O Chef Ronaldo Rossi apresenta a cervejaria Pivovar Samson
É muito aquele clima de estar degustando a história, a 1795 é um clássico, uma cerveja perfeita dentro da proposta, deliciosa.
Localização: República Tcheca
Apresentação pela cervejaria:
A primeira cerveja da cidade de Budweis – República Tcheca.
A 1795 é a premium Lager original da famosa cidade de Budweis, na Bohemia, República Tcheca, produzida pela cervejaria BMP – Budejovicky Mestansky Pivovar (atualmente propriedade grupo Samson) – mais antiga cervejaria da região, fundada no centro histórico em 1795. Referência mundial em cervejas Lagers, Budweis é cidade de origem de excelentes cervejas desse tipo há mais de 700 anos.
Fabricada sob rigorosos e tradicionais processos, a cerveja 1795 (ou Samson 1795 como é comercializada atualmente na Europa) utiliza até hoje a receita original e tanques abertos de fermentação, atingindo os mais elevados padrões estabelecidos pela D.O.C (Denominação de Origem Controlada) determinados pela União Européia exclusivamente para cervejas produzidas na cidade de Budweis.
Similar aos vinhos, desde 2004 a União Européia decretou o uso do termo “Budejovické Pivo” ou “Budweiser Bier” como D.O.C, afirmando que a qualidade superior da cerveja está intimamente ligada à região onde é produzida.
Apreciada pela cor dourada, paladar redondo e balanceado amargor, a BMP produz e prepara seu próprio malte, utiliza o famoso lúpulo de Saaz e água de fonte própria retirada a mais de 270 metros abaixo da terra.
Datas-chave na disputa das cervejas Budweiser:
1795 – É fundada a cervejaria BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar).
1802 – A cervejaria BMP produz a primeira Budweiser Bier.
1872 – A cervejaria BMP inicia exportações aos Estados Unidos.
1877 – A cervejaria Anheuser-Busch, nos EUA, registra a marca “Budweiser”
1882 – A cervejaria BMP registra a marca “Budweiser Lager Bier”.
1895 – É fundada a cervejaria Budejovicky Budvar, a concorrente tcheca da BMP.
Curiosidade:
Em 1894, Adolphus Busch testemunhou na Corte do Distrito Sul de Nova Iorque, em favor da Cervejaria Anheuser-Busch na disputa pelo uso da marca Budweis, afirmando que sua idéia era simples: “produzir uma cerveja com a mesma qualidade, cor e gosto da cerveja que era produzida em Budweis”. Ele se referia à BMP, afinal na época não existia nenhuma outra cervejaria em Budweis.