Hofbräu
O Chef Ronaldo Rossi apresenta a cervejaria Hofbräu
A Staatliches Hofbräuhaus München ou simplesmente HB é a cervejaria que foi o marco na minha história cervejeira, posso dizer que por conta da HB Original que decidi estudar, e não só curtir, as cervejas na minha vida.
Em um passado remoto eu estava em uma festa regada à cerveja popular, coisa muito comum na minha vida, até que um camarada abriu uma HB Original que havia trazido na mala de uma viagem recente para Munique.
O meu espanto foi descomunal, como poderia estar tomando e curtindo aquela cerveja cansada e oxidada enquanto o mundo podia aproveitar uma cerveja tão rica e bacana quanto essa garrafa alemã.
Já havia tomado muita cerveja na vida, pedia à todos os conhecidos que viajavam para o exterior, vira e mexe recebia uma novidade nacional e mesmo em alguns bares paulistanos provava coisas diferentes, mas nunca uma cerveja me trouxe o impacto que essa cerveja me trouxe, e olha que estamos falando de uma cerveja “normalzinha” sem nada de extremo, ou adição ou guarda…
O mais curioso é que hoje, anos e milhares de cervejas diferentes depois continuo a apreciar a cerveja, mas mais do que isso uso nas aulas como referência do estilo.
Localização: Munique, Alemanha
Apresentação pela cervejaria:
A origem do Oktoberfest na Alemanha…
A cervejaria Hofbräu pertence à prefeitura de Munique e, nos seus mais de 400 anos de existência, sempre foi a cerveja oficial da Corte Real Bávara. Ela também possui, no coração de Munique, a maior choperia do mundo – o Hofbräuhaus – que recebe 1,2 milhões de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5.000 litros de chope por dia. De baixa fermentação, com sabor refrescante e amargor típico, a cerveja Hofbräu está presente nos quatro cantos ao redor do mundo.
Rótulos lançados que passaram por aqui:
- HB Dunkel
- HB Müchner Weiss
- HB Oktoberfestbier
- HB Original